quarta-feira, 20 de julho de 2011

O que é TOC?

Transtorno obsessivo-compulsivo, também conhecido como TOC, é um transtorno mental bastante comum, acometendo algo em torno de 2% da população.
Todos nós temos medos e preocupações, o que é inclusive saudável, pois isso faz com que tenhamos mais cuidados e preservamos assim nossa saúde. Também temos algumas manias e pensamentos que não gostamos, mas aprendemos a lidar com eles, de modo que não traz prejuízo a nossa vida diária, ou seja não interfere nos nossos afazeres e nos nossos relacionamentos.
Essas questões podem se tornar excessivas, podem ser acompanhadas de sentimentos de angústia ou aflição, ou mesmo com pensamentos mágicos de que tem que ser feito algo pois algum membro da família pode morrer, por exemplo. Podem também tomarem um grande tempo do dia, trazendo prejuízos a vida da pessoa, dificultando os afazeres da vida diária, trabalho, estudos e relacionamentos. Quando essa intensidade destes medos, rituais, pensamentos intrusos alcança uma maior intensidade de modo a prejudicar a vida das pessoas, isso é caracterizado como TOC.
É estimado que cerca de 4 milho~es de brasileiros sejam portadores de TOC, muitas dessas pessoas, mesmo com sintomas que prejudicam a sua vida, nunca foram diagnosticadas e tratadas, devido a vários factores entre eles a pessoa ter medo ou preconceito, não saber que trata-se de uma doença e que pode ser tratado e melhorado a sua qualidade de vida, dificuldade de acesso ao tratamento, entre outros motivos.
Geralmente acomete indivíduos jovens e no final da puberdade, pode ocorrer também na infância e é mais raro após os 40 anos de idade.
a origem desta patologia é multifatorial, ou seja envolve uma predisposição genética, ambiental, fatores psicológicos e até uma infecção por um subtipo de vírus tem sido investigada. O curso da doença é crónico se não tratado adequadamente tende a se agravar. Cerca de 10% dos casos pode ser grave a ponto de prejudicar muito a vida do paciente, e até mesmo limitar o convívio com outras pessoas.
Hoje há tratamentos farmacológicos e psicoterápicos muito eficazes, que trazem grande alívio dos sintomas e permite que o portador possa ter uma vida sem restrições na maior parte das vezes. O melhor tratamento é o combinado, ou seja farmacoterapia e psicoterapia.
Algumas atitudes que quando em excesso pode ser sugestiva de TOC.
Veja bem não significa que seja TOC, esses sintomas precisam estar exagerados e podem ser sugestivos de TOC.
-Sentir-se sujo ou contaminado mesmo após a correta higiêne.
-Checar várias vezes uma mesma situação como fechar portas, janelas, bujão de gás, mesmo quando já tem consciência de que foi fechado.
-Sempre ter dúvida se fechou tudo, se esqueceu algo ligado. Observe bem o Sempre.
-Tomar banhos de forma exagerada, ou lavar as mãos de forma repetitiva e exagerada.
-Ter dificuldade de jogar objetos inúteis fora, por exemplo embalagens, revistas, podendo juntar uma grande quantidade de Lixo em sua casa.

Os filmes o Aviador e Melhor é impossível retratam esta patologia.
Note que todos nós temos em algum momento de nossas vidas alguns desses sintomas e isso pode ser perfeitamente normal, passa a ser caracterizado como uma doença quando foge ao controle da pessoa, passa a ter prejuízos significativos na vida da pessoa. Há tratamento que pode melhorar muito a qualidade de vida das pessoas.

Douglas Motta Calderoni

Nenhum comentário:

Postar um comentário